O Mais Português, programa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que tem o objetivo de fortalecer as habilidades e competências dos alunos da rede pública estadual de ensino e dar ferramentas para que os professores possam melhor desenvolver seu trabalho, realizou, nesta segunda-feira (25), a videoconferência de encerramento do ciclo 2019. A ação faz parte do programa Mais Aprendizagem que, por sua vez, está inserido no Plano Estratégico do Pacto pela Aprendizagem.
De acordo com a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, na oportunidade foram apresentados os resultados de todo o ciclo, a aderência da estratégia e o sucesso para as escolas que rodaram a ação com êxito e utilizaram as metodologias orientadas no programa em 2019.
“Essa é uma ação de rede que desenvolvemos desde o ano de 2017. Passamos por um momento de ajuste para que o trabalho resultasse em um material de excelência, abrangendo toda a rede a partir de 2019, por meio da Mediação Tecnológica, o que resultou em uma adesão de cerca de 60% das escolas logo no primeiro ano, proporcionando resultados significativos na aprendizagem dos alunos”, explica a diretora.
Carvalhedo acrescenta ainda que “o Mais Português é uma ferramenta de reforço para a formação do professor, com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (Saepi), que permitem que avaliemos a educação do nosso Estado com base no nível de aprendizagem demonstrado”.
Na oportunidade do encerramento, a coordenadora do Mais Português, Márcia Damasceno, explanou os avanços do Mais Português, consequências para a rede, objetivos alcançados e parcerias.
“Foi um ano bem exitoso com essa nova experiência de multiplicar o Mais Português, por meio da Mediação Tecnológica. Alcançamos nosso objetivo de promover a aprendizagem dos alunos e incentivar o professor para que ele trabalhe conforme as habilidades, lembrando sempre das habilidades que precisamos e que a rede já detectou que precisam ser trabalhadas e necessitam ter um foco maior, não visando somente aos resultados das avaliações externas, mas também a aprendizagem significativa do aluno”, frisa Márcia.