Referência em atendimento de alta complexidade, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) realiza, desta quarta (4) até sexta-feira (6), a I Jornada Materno Infantil – Qualificando a Assistência Materno-infantil. O evento põe em destaque a participação multiprofissional da assistência ao binômio mãe-bebê e representa um marco na obstetrícia do Estado do Piauí. A solenidade de abertura acontecerá às 19h, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI).
As conferências do evento abordará temas como Apice On (Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia), iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Abrauhe, MEC e IFF/Fiocruz, tendo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como instituição executora e Quali Neo (Estratégia criada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/Dapes/SAS), para reduzir as taxas de mortalidade neonatal) que serão apresentadas na solenidade de abertura.
Além desses temas, serão debatidos assuntos como a hipertensão arterial na gestação e mesas redondas a exemplo do pré-natal de alto risco e prematuridade, parto e nascimento pré-termo, diabetes, aleitamento materno – em abordagem multiprofissional -, amniorrexe prematura (rompimento das membranas ovulares antes do trabalho de parto). Outro ponto importante do evento será a coordenação e intervenção multiprofissional em casos de mulheres vítimas de violências sexual atendidas na MDER.
A diretora do Instituto de Perinatologia Social (IPS) e vice-presidente da Jornada, Francisca Lopes, relata que o evento tem como propósito qualificar os profissionais da assistência Materno-Infantil, especialmente aqueles profissionais que trabalham diretamente à mãe e ao feto. “Essa Jornada é multiprofissional e tem o objetivo de atingir um público maior exatamente para que haja uma interação entre os profissionais da Casa e também de outras maternidades do Estado e do Município”, explica a médica, frisando que a expectativa é que essa integração entre as equipes melhore a qualificação e a humanização do cuidado à criança, gestante e puérpera.
Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa da MDER, Joaquim Parente, além de abordar temas específicos a respeito dos cuidados relacionados à mãe, enquanto gestante, parturiente e puérpera – bem como em relação ao concepto, o evento também disponibilizará oportunidade para que pesquisadores possam apresentar trabalhos científicos nessa área do conhecimento. “A gente acredita que a I Jornada Materno-Infantil da Maternidade Dona Evangelina Rosa representará um passo importante para a obstetrícia do Estado, uma vez que a gente pretende que outras jornadas se sucedam a esta”, prevê.
As inscrições poderão ser realizadas no local do evento.