A médica infectologista Amparo Salmito ministrou palestra sobre o novo Coronavírus, que causa a doença Covid-19, para feirantes e clientes da Nova Ceasa. A atividade ocorreu na manhã desta terça-feira (17), no galpão do Feijão Verde, e esclareceu as maneiras da transmissão da doença e o que fazer para se prevenir, além de responder as dúvidas das pessoas presentes no local.

 

Durante a palestra, a médica explicou aos presentes como a doença surgiu, como acontece a transmissão direta e indireta, o quadro clínico, as complicações e o tratamento. “A letalidade da Covid-19 é relativamente baixa em relação à transmissão do vírus: pouco mais de 3%. Porém, essa taxa é um pouco mais alta entre os idosos”, explicou Amparo Salmito. “A disseminação dessas doenças respiratórias é muito rápida, principalmente com a facilidade de transporte via avião da população. O vírus chega no mundo todo em um tempo muito curto”, acrescentou.

Amparo Salmito também ressaltou a importância da prevenção e afirmou a eficácia do álcool 70% para a redução significativa deste e qualquer outro vírus similar. “Se o indivíduo não se protege e tem contato com esta superfície em nove dias, ele possivelmente se infectará. Porém, em apenas um minuto após a utilização do álcool 70%, o vírus estará exterminado. Atualmente, não existe vacina para prevenir o Covid-19, portanto vamos nos prevenir de todas as maneiras possíveis”, disse.

Para a feirante Luzinete Araújo, a palestra sobre o Coronavírus foi muito bem vinda. “Esclarecemos dúvidas. Aprendi que não precisamos usar máscaras, apenas as pessoas doentes. É muito importante momentos de informação e conhecimento como este. Aqui na Nova Ceasa, circulam pessoas de todo país, então, as dúvidas e preocupações são inúmeras”, afirmou a permissionária.