O Ministério da Saúde publicou novo edital para adesão ao Programa Mais Médicos na modalidade de coparticipação de municípios. O documento com as orientações para adesão das prefeituras foi publicado, nessa segunda-feira (19), e pode ser acessado no do site do ministério. A pasta também divulgou o resultado de uma seleção anterior de profissionais para o programa. No Piauí, foram preenchidas 73 vagas em 52 cidades.
No novo edital, são 10 mil novas vagas e todos os 224 municípios piauienses poderão solicitar profissionais. De acordo com o documento, serão prioridades as cidades de maior vulnerabilidade social para garantir o acesso à saúde para a população em regiões de difícil provimento e fixação de médicos, por meio de critérios estabelecidos com base no índice de vulnerabilidade social (IVS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
“Cabe ao gestor municipal, também, priorizar as alocações dos médicos nas equipes de atenção básica que estejam sem médicos e/ou que atendam populações que dependem exclusivamente do SUS, populações vulneráveis e historicamente excluídas, assim como garantir ao profissional os auxílios alimentação e moradia. Após a etapa de validação das vagas dos municípios, o Ministério da Saúde publicará o chamamento aos profissionais inscritos no edital”, pontua a coordenadora do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvani Braga.
Sobre o resultado divulgado pelo ministério, a coordenadora explica que as vagas preenchidas nessa fase foram de editais remanescentes e estavam desocupadas. Entre os municípios que receberão os profissionais, estão Parnaíba, Campo Maior, Esperantina e Picos.
“O próximo passo para o candidato contemplado garantir a vaga é confirmar o interesse na atuação do programa entre 19 e 23 de junho, no mesmo site de inscrição do Mais Médicos. O prazo foi estendido, excepcionalmente, aos médicos que ainda estão em processo de emissão do CRM, que terão até o dia 30 deste mês para isso”, explica Idvani Braga.