O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), recebe a Missão remota de apoio à Implementação do PVSA, do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (Fida). Esta é a segunda missão da equipe do Fida no estado totalmente remota, com objetivo de acompanhar a implementação do projeto e acordar sobre os últimos sete meses antes da finalização.
“Nós tivemos a abertura oficial dos trabalhos de continuação da missão virtual do Fida que, na semana passada (17), realizou uma agenda da parte financeira e, desde essa segunda-feira (23), começamos a trabalhar os demais aspectos operacionais de finalização implementação do Projeto Viva o Semiárido quando participaram a Secretária Patrícia Vasconcelos e equipe do PVSA, adminstrativo, assessoria de comunicação, o oficial Hardi Vieira e consultores do Fida e representantes das co-executoras do projeto como a Seduc e Emater”, explicou Francisco das Chagas Ribeiro, coordenador do PVSA no Piauí.
“O principal objetivo na abertura das atividades foi mostrar o balanço, um retrato atualizado do PVSA para o Fida. Foi importante também porque foi reforçado o interesse do estado nos 2 projetos em negociação com o Fida, o Piauí Produtivo e Inclusivo que está em andamento e já foi aprovado pelo Fundo Internacional, dependendo apenas da reclassificação da capacidade de pagamento do Estado e também um projeto articulado pelo Fida com do BNDES com o Fundo Verde do Clima que trata da parte produtiva, ambiental e de educação e que vai beneficiar 3 estados do nordeste, com a implementação de sistemas florestais para o aumento da resiliência climática de agricultores familiares do semiárido e o acesso a água. O Piauí pleiteia ser um desses estados e já tem uma sinalização positiva do Fida”, acrescentou Francisco das Chagas Ribeiro.
O coordenador do PVSA informou ainda que a agendada missão inclui até a próxima semana, reuniões com a Sefaz, Seplan e com todas as co-executoras do projeto e ao final destas atividades, será assinado um novo memorando que resume os compromissos para a finalização do projeto de acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.
O oficial de projetos Fida no Brasil, Hardi Vieira, reforça que uma das metas da missão é acordar um plano de ação para a finalização do projeto em 2021: “Iniciamos esta segunda missão totalmente remota conversando com executores de modo que que o PVSA tenha êxito e alcance suas metas de forma integral na sua finalização, e também será feita uma avaliação de impacto e material relacionado e sistematizado de boas práticas pra que tudo seja documentado, já que foi implementado durante 6 anos de execução e hoje trabalha em 90 municípios do semiárido piauiense com 211 planos de investimentos nas cadeias chave como cajucultura, piscicultura e fruticultura e continua tendo foco muito forte na inclusão do público mais vulnerável”, declarou.
Hardi destaca que este é um projeto que visa a redução da pobreza rural com o trabalho muito forte com as mulheres, com os jovens mas também com as comunidades tradicionais como os quilombolas. “O PVSA é um sucesso e visa encaminhar junto com o governo do estado a finalização e execução com 100 % das metas e abrir caminho para outras iniciativas”, frisou o chefe da missão.