Superintendente Estadual de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, recebe prêmio em São Paulo

​Graças aos dispositivos e às metas estabelecidos no contrato de subconcessão elaborado pela Superintendente Estadual de Parcerias e Concessões (Suparc), por meio do Programa PPP Piauí, o acesso à água tratada e ao saneamento básico tem acontecido de forma mais ágil em Teresina, sobretudo em áreas de ocupações irregulares. Em pouco mais de dois anos de atuação, a concessionária Águas de Teresina já beneficiou cerca de seis mil famílias da capital que vivem em áreas de ocupação com a implantação da rede de água tratada e esgoto. Essa ação foi premiada  no evento Pacto Global da Organização das Nações Unida, realizado na manhã desta quarta-feira (11), em São Paulo (SP).

Segundo a Superintendente da Suparc, Viviane Moura, a estruturação do contrato de subconcessão do Saneamento em Teresina foi pensada também para favorecer a implantação desses projetos em áreas mais vulneráveis onde antes o saneamento básico e o acesso à água tratada não existiam. Além de ampliar essa rede de atendimento e melhorar as condições de vida da população, inciativas como essas ainda ajudam a combater a perda de água tratada.

“A concessionária tem como missão atender também população que vive em situações de vulnerabilidade e que moram em áreas que não contam com assistência de serviços públicos. A PPP nesses casos se torna um instrumento de políticas públicas importante, já que devolve a dignidade e retira da condição de marginalidade inúmeras pessoas que vivem em áreas sem acesso a serviços básicos ”, reforça Viviane Moura.

No último dia 6 de dezembro, a Águas de Teresina fez a entrega oficial da rede regular de água tratada para cerca de 680 famílias na Vila Leonel Brizola, zona Norte da capital. Outras áreas como Parque Vitória, Dilma Rousseff, Parque Eliane e Leonel Brizola já foram contempladas anteriormente e as obras seguem agora nas comunidades Padre Humberto e Terra Prometida. Ao todo, serão cerca de 35 mil moradores da capital beneficiados com a implantação de mais de 83 mil metros de rede, representando um investimento total de R$ 23 milhões.

A Águas de Teresina é a subconcessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto da zona urbana da capital desde 2017, integrando a cartela de projetos de PPP executadas pela Suparc no Piauí.