Monsenhor Hipólito e São João do Arraial realizaram suas 1ª Conferências Municipais de Juventude, na semana passada. Em Monsenhor Hipólito, o evento ocorreu no dia 9 e em São João do Arraial, no dia 10.
Em Monsenhor Hipólito, localizada no território do Vale do Rio Guaribas, cerca de 60 jovens participaram do debate, que foi conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Gerência de Conselhos. “Respeitando à regra da proporcionalidade, o município elegeu um delegado e um suplente. Além dele, há um delegado nato, que representa o Conselho Municipal de Juventude”, disse o secretário-executivo da 4ª Conferência Estadual de Juventude, Venício Moura.
De acordo com Moura, o debate na conferência girou em torno de pautas como a criação da Secretaria Municipal de Juventude e as ações que o município apresenta para os jovens, tomando como parâmetro o que estabelece o Estatuto da Juventude, com destaque para Educação, Saúde e Assistência Social.
Em São João do Arraial, no território dos Cocais, lideranças juvenis de diversos segmentos participaram do evento, como estudantes, inclusive de escolas famílias agrícolas, e sindicalizados. A mobilização foi feita pelo Conselho Municipal de Juventude. Um dos motes da conferência foi “Sede e fome das juventudes em torno da vida”.
“O debate se pautou muito em torno da valorização da vida e também no apoio aos sonhos que a juventude tem. Ao final, foram eleitos uma delegada e uma suplente. Um membro do conselho também é delegado nato. No geral, tivemos um amplo debate e a construção do Plano Municipal de Juventude de São João do Arraial”, explicou Moura.
Os delegados farão o debate na 4ª Conferência Estadual de Juventude, que construirá o novo Plano Estadual de Juventude.