Jovens fizeram proposições em nível municipal e estadual. Foto: Ascom Prefeitura de Monte Alegre.

O município de Monte Alegre do Piauí realizou sua 1ª Conferência Municipal de Juventude, na semana passada. Cerca de 70 jovens participaram da consulta que deve ter como produto o Plano Municipal de Juventude, documento que orientará a gestão de juventude nos próximos anos. A conferência ocorreu na Escola Estadual Hugo Napoleão e contou com a presença de autoridades locais.

Dentre os eixos que nortearam o debate estavam a emancipação e o bem-estar juvenil, o desenvolvimento da cidadania e a organização juvenil, além do apoio à criatividade. Esses temas foram discutidos em grupos e, após o debate, dois delegados municipais foram eleitos para representar Monte Alegre na 4ª Conferência Estadual de Juventude.

“Para nós, é muito importante um evento como esse, até porque a juventude é o nosso futuro. A gente fica muito feliz de ter essa conferência em nosso município e é um programa de governo nosso, era um sonho da nossa juventude”, disse o prefeito Djalma Mascarenhas.

A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí junto com a Comissão Organizadora Estadual (COE) tem orientado, monitorado e participado das conferências municipais em um processo que começou ainda em 2020, mas que tem sido gradual em respeito às restrições que a pandemia da Covid-19 impõem a todos.

“Foi uma conferência com ampla participação juvenil, sobretudo as juventudes religiosas organizadas, como a Pastoral da Juventude e grupos evangélicos. A conferência magna foi conduzida pelo Gil Kairós, que é membro do Conselho Estadual de Direitos da Juventude. Dos debates realizados nos grupos, saíram inúmeras propostas que foram aprovadas pela plenária geral, tanto em âmbito municipal como em nível estadual”, disse Iago Menor, gerente da Cojuv e um dos articuladores das conferências.