“Antes, não tínhamos água e o acesso era muito difícil. Mas com essa nova estrutura, além da certeza do abastecimento, a gente tem até mais confiança de que agora temos uma residência com endereço comprovado”, disse André Gonçalves. O jovem é morador da Vila Magnólia, localizada no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, e representa uma das 300 pessoas que passam a ser atendidas pelo sistema de abastecimento de água que está sendo implantado na região pela Águas de Teresina.

A ação visa levar saúde, qualidade de vida e dar mais dignidade para as famílias em situação de vulnerabilidade. Por meio do projeto Água Legal, a empresa está fazendo a implantação de aproximadamente 1.600 metros de rede de água, eliminando as gambiarras e promovendo a padronização das ligações domiciliares com a instalação de hidrômetros. Ao todo, são 120 ligações que beneficiam diversas famílias com água tratada e a regularidade no abastecimento.

Para Maria das Graças, de 72 anos, o trabalho da concessionária traz uma nova realidade para muitas famílias que agora poderão contar com água em suas torneiras todos os dias. “Eu moro aqui na Vila Magnólia há quatro anos e agora, graças a Deus, estamos bem, pois temos água em abundância e mais saúde. Antes, a gente não tinha água, era só uns bicos de água muito fraca e não tinha todo dia. Além disso, nosso endereço não era válido, já que sem comprovante éramos renegados, pois ninguém sabia onde ficava a Vila Magnólia. Hoje, ganhamos também um documento da empresa que comprova nosso endereço. Estou muito feliz”, disse dona Maria satisfeita.

Para a regularização do abastecimento de água tratada na região, a concessionária Águas de Teresina está investindo cerca de R$ 105 mil. “O saneamento contribui para a redução do índice de doenças, garantindo mais saúde e qualidade de vida para as famílias que passam a viver com mais dignidade”, pontua Jacy Prado, presidente da Águas de Teresina.