A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) entregou, nessa segunda (29) e nesta terça-feira (30), kits do projeto Dignidade Menstrual, em três municípios piauienses: Alto Longá, José de Freitas e Amarante.

Em Alto Longá, a distribuição foi feita na comunidade Buritizal, beneficiando 40 mulheres da localidade com a entrega de 60 kits. A ação ocorreu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) em parceria com a Coordenadoria de Mulheres do município.

Já em José de Freitas, as mulheres da comunidade Nossa Senhora do Carmo foram beneficiadas com a entrega de 60 absorventes. Em Amarante, a comunidade quilombola Mimbó recebeu a ação do projeto.

Representaram a Sempi na ação, a gerente de Articulação e Interiorização da Diretoria Institucional e de Ações Temáticas, Adriana Ribeiro; e a coordenadora de Planejamento e Orçamentos da secretaria, Gislandia Gonçalves de Moura.

De acordo com Adriana Ribeiro, as mulheres tiveram boa receptividade. “Boa parte dessas mulheres não têm um emprego formal, elas são beneficiárias do Bolsa Família e essa é sua principal fonte de renda. Elas conversaram conosco sobre a importância de estarem recebendo os absorventes e informações sobre a higienização íntima. Trabalhamos essas informações no momento da distribuição dos absorventes. É assim que temos a percepção de que elas se veem como assistidas, não apenas pela distribuição dos kits, mas também pelas informações que trazemos para elas”, afirmou a gerente.

A liderança da comunidade quilombola Mimbó, Maria de Jesus Paixão, relatou a relevância do projeto para a localidade. “A comunidade hoje foi agraciada pelo projeto Dignidade Menstrual, que chegou em um momento de extrema importância para as mulheres da nossa comunidade. Foi uma ajuda fundamental”, disse a moradora.