O Ônibus Lilás disponibiliza serviços para as mulheres da comunidade Buriti, no município de Olho d’Água, nesta quarta-feira (23). A ação é realizada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança (SSP).

Dentre os serviços oferecidos estão o atendimento psicossocial e jurídico e emissão de RG. O município também levou outros serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. A secretária de Saúde de Olho d’Água, Dira Santos, alertou sobre a campanha Agosto Lilás.

“Estamos dando assistência na comunidade Buriti, mas o atendimento é para todas as mulheres do município, queremos agradecer a parceria com todos os órgãos que estão aqui prestando esses serviços. A violência contra a mulher pode ocorrer de diversas formas, todos os dias”, disse Dira Santos.

O Tenente Gonçalves, do Grupamento da Polícia Militar que atende ao município, destacou a importância da ação do Ônibus Lilás. “São atividades que conscientizam as mulheres sobre a necessidade de denunciar casos de violência doméstica”, ressaltou o policial.

A delegada Ravena Rodrigues, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Água Branca, que atende ao município de Olho d’Água, também esteve na comunidade, oferecendo serviço de registro de boletins de ocorrência. “Queremos estreitar o vínculo com a comunidade de modo a mobilizar essas mulheres, crianças e adolescentes que são as principais vítimas da violência doméstica”, explicou.

A moradora da comunidade, Lídia da Paz, disse que a maior dificuldade enfrentada em Buriti é a falta de acesso à informação. “Principalmente para as meninas mais jovens, com idade entre 13 e 18 anos. O melhor dessa ação é perceber que podemos levar essas informações a outras pessoas e que posso estar aprendendo mais sobre nossos direitos como mulher”, disse Lídia.