O Piauí caminha para uma realidade que já é sucesso em 130 cidades de 22 estados do Brasil. O projeto de Cidades Inteligentes une serviços como iluminação pública, conexão à internet que vão proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população. “É com muita alegria em implantar esta inovação em nossa gestão, pois vai trazer inúmeros benefícios para o nosso povo”, explica Felipe Dias, prefeito de Cristino Castro.
Felipe destaca as parcerias como uma grande oportunidade. “Em Cristino Castro vamos atrair investimentos através do setor privado com empresas especializadas. Vamos traçar metas de um serviço eficiente. Quem ganha é a população”, acrescenta.
Assim como Cristino Castro, ao sul do Piauí, a cidade de Barras, que fica ao Norte do Estado, também já finalizou a entrega da documentação preliminar para o avanço dos estudos, que acontecem em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). Ao todo, 11 municípios integram o Cidades Inteligentes no Estado.
Em Barras, a população e a gestão aguardam por benefícios como a iluminação em LED, por exemplo. “Aderimos ao chamamento da Suparc para participar do programa de interiorização das parcerias público-privadas. Estamos em estágio avançado, com a validação dos dados para a construção dos projetos. A expectativa é que mais municípios piauienses possam aderir ao programa, para que todo o Piauí possa contribuir para um melhor desenvolvimento. A Câmara vai aprovar e vamos selar esse benefício”, explica Ananias Araújo, secretário municipal de meio ambiente do município.
A PPP de Cidades Inteligentes do Governo do Estado do Piauí resolve gargalos importantes. “Passamos em várias cidades em uma verdadeira caravana. Esse trabalho foi intenso, mas valeu a pena. Vamos melhorar diversos serviços que vão, de fato, transformar o Estado de dentro para fora, interiorizando projetos de PPP”, avalia Viviane Moura, superintendente da Superintendência de Parcerias Públicas-Privadas e Concessões do Piauí (Suparc-PI).
A ideia é multiplicar casos de sucesso, como em Carmo de Cajuru, em Minas Gerais. O município de 24 mil habitantes que, a partir de uma PPP, integrou três serviços em um único contrato. Ou em Ouro Preto, cidade histórica, onde o moderno encontrou a tradicional arte mineira. O projeto permite desburocratizar processos e dar agilidade à transformação na vida da população.