A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) estabeleceu, por meio do edital de habilitação e postulação para certificação do Selo Ambiental 2020, o dia 17 de agosto como prazo final de solicitação para os municípios que desejam participar do processo.
Por meio do Selo Ambiental, a Semar certifica o desempenho da gestão de meio ambiente dos municípios. Com a certificação, eles podem ter acesso aos recursos oriundos do ICMS Ecológico. Sendo um instrumento ao alcance das prefeituras para reforçar o orçamento público, o ICMS Ecológico é composto por 5% do total do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) repassado aos municípios.
“Além da arrecadação desses valores ser de extrema importância para o equilíbrio financeiro da administração dos municípios, o ICMS Ecológico impacta positivamente na qualidade ambiental”, destaca a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sádia Castro.
Em 2019, 69 prefeituras se inscreveram no processo. Dessas, 38 conquistaram a certificação. “No último ano, tivemos uma participação expressiva de municípios se comparado aos anos anteriores. Trabalhamos para que esse ano o número seja ainda maior, apesar do período de pandemia, a Semar não tem medido esforços para que o processo ocorra com tranquilidade”, ressalta Sádia Castro.
Dúvidas sobre o processo de certificação podem ser esclarecidas pelo e-mail (seloambiental2020@semar.pi.gov.br). Informações e documentações exigidas devem ser protocoladas na sede da Semar, situada na Av. Odilon Araújo, nº 1.035, Bairro Piçarra, Teresina-PI, no horário de 9h às 11h. Excepcionalmente no dia 17 de agosto, o protocolo funcionará das 07h30 às 13h30.
Confira o edital do Selo Ambiental 2020 clicando aqui.