A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará o programa Busca Ativa na Nova Ceasa. A ação será executada no entreposto na terça-feira (30), das 9h às 13h, no Setor Azul. Ao todo, doze equipes formadas por técnicos de saúde farão a pesquisa no mercado, ouvindo permissionários e clientes do local. O programa vem para fortalecer as ações de combate à Covid-19 na Nova Ceasa, complementando o trabalho realizado na barreira sanitária instalada na portaria da central de abastecimento.
Segundo Aristóteles Ximenes, coordenador de Operações da Nova Ceasa, a ação visa a promover ainda mais segurança para as pessoas que frequentam o mercado. “A ideia é fortalecer o trabalho de combate ao novo coronavírus, deixando o ambiente ainda mais seguro. Estamos, há três meses, realizando ações importantes no entreposto e esta busca ativa vem para complementar esse trabalho tão sério e importante”, disse Ximenes.
De acordo com Bhasia Barroso, técnica da Secretaria de Estado da Saúde, que coordena a Barreira Sanitária da Nova Ceasa e o programa Busca Ativa na central de abastecimento, o programa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Sesapi, que busca identificar casos da Covid-19, que estejam assintomáticos ou não identificados ainda, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso.
“Estamos desenvolvendo esta busca ativa em vários locais na capital e no interior do estado. A ação, além de promover um melhor controle da doença no território, também permite a tomada de ações mais rápidas do Estado. Queremos identificar precocemente os casos da Covid-19 e, dessa forma, salvar mais vidas”, destacou Bhasia.
Para José Luiz Barbosa, permissionário da Nova Ceasa e que comercializa bananas há mais de 15 anos no mercado, o programa Busca Ativa será muito bem-vindo no entreposto. “Toda e qualquer ação que venha a identificar e combater à Covid-19 no nosso mercado será bem aceita por todos os feirantes e clientes. Mais uma ação aprovada com louvor!”, disse o comerciente.