O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, participou, nesta quinta-feira (28), de reunião na Nova Ceasa para discutir a implantação de ambulatório no entreposto, que teria a função de atender os permissionários e o público que frequenta o espaço, cerca de 10.000 pessoas diárias, segundo análises da administração do local. O foco é fornecer atendimento básico para os permissionários, garantindo mais qualidade de vida e do trabalho, e assegurando o acesso aos serviços de saúde.

 

Durante a reunião, também foi feita a apresentação do Banco de Alimentos da Nova Ceasa. O projeto é responsável por realizar doações de alimentos para entidades que se cadastraram e foram selecionadas. A maior parte dos alimentos arrecadados e distribuídos vem por parte dos permissionários, ajudando, assim, no reaproveitamento e evitando o desperdício.

O projeto foi inaugurado em agosto de 2018 e vem auxiliando entidades anualmente. Em 2020, foi responsável pela arrecadação e distribuição de 306.863 kg de alimentos. Ao todo, o projeto já realizou a doação de 600.669 kg de alimentos.

Florentino Neto destaca a importância do projeto do Banco de Alimentos e da implantação do ambulatório para os frequentadores do espaço. “Hoje, nos foi apresentado o Banco de Alimentos aqui da Nova Ceasa, um projeto muito importante que trabalha enfrentando o desperdício de alimentos, uma vez que reaproveita produtos dos permissionários que muitas vezes eram descartados, e garante o envio desses alimentos processados para entidades de ajuda e criadores de animais. Outro ponto discutido foi a instalação do ambulatório da Nova Ceasa, para garantir acesso dos permissionários aos serviços de saúde que, muitas vezes, por conta de sua rotina, não conseguem ir até um profissional de saúde”, aponta o secretário.

O diretor da Nova Ceasa, James Andrade, fala que a parceria será de grande benefício para todos que dependem, de alguma forma, do entreposto. “A Nova Ceasa entraria com toda a estrutura do ambulatório e a Sesapi garantiria os técnicos que atuariam no atendimento dos permissionários e usuários. O local concentra milhares de pessoas, e trazer esse serviço para perto dessa população, contribui muito para a melhoria da qualidade de vida deles”, aponta o gestor.

“Essa parceria entre a Sesapi e a Nova Ceasa, com o apoio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), garante ações de saúde preventiva para os permissionários, esse é um projeto que está dentro das diretrizes de ações sociais que são desenvolvidas dentro das PPPs e essa parceria viabiliza um projeto que é de fundamental importância para a qualidade de vida dos permissionários”, explicou Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Estado.

Agora, técnicos da Sesapi irão até a Nova Ceasa dar os encaminhamentos estruturais que devem ser feitos para que o ambulatório fique pronto. A previsão é de que o serviço esteja disponível a partir do dia 8 de março.