A nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) recebeu, na manhã desta sexta-feira (17), mais de 600 itens que vão compor o ambulatório da unidade de saúde. A chegada dos equipamentos médicos representa mais um avanço para conclusão da obra e o funcionamento do setor, que deve iniciar suas atividades no dia 28 de julho.
Entre os equipamentos recebidos para a nova unidade, estão balanças pediátricas e adultas, estetoscópios, glicosímetros, termômetros, esfigmomanômetros, dentre outros. A maternidade será administrada pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).
O superintendente Executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, explica que o ambulatório da nova MDER está sendo estruturado e dimensionado para atender todos os critérios do PlanificaSUS. “Estamos montando o ambulatório com todos os instrumentos básicos e essenciais para o seu pleno funcionamento. Todos os materiais adquiridos são de uso cotidiano da equipe médica e obedecem a todas as especificações necessárias para que possamos iniciar a oferta de serviço ambulatorial de qualidade para mães e bebês de alto risco do Piauí”, destacou.
O ambulatório da nova maternidade vai funcionar no modelo de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). Serão 14 consultórios, onde os pacientes receberão atendimentos multiprofissional nos circuitos materno e infantil e realizarão todos os exames necessários. O ambulatório vai ofertar atendimento 12 horas por dia, iniciando às 7h e finalizando às 19h.
As equipes do circuito materno serão formadas por médico obstetra, enfermeiro obstetra, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e assistente social. Pediatra, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional farão parte do circuito infantil.
Na última segunda-feira (13), a nova maternidade recebeu os aparelhos de Raio-X e Tomógrafo. Até o momento, cerca de 40% dos equipamentos da nova MDER já foram adquiridos.