Na manhã desta quinta-feira (7), foi realizado o primeiro dia de atividades do Novembrinho Azul. A ação está sendo realizada no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) e conta com espaços de avaliação de pressão, glicemia, pintura de rosto, atendimentos de fisioterapia, urologia e outras especialidades. As atividades e atendimentos seguem durante a tarde.

A Novembrinho Azul é uma ação que tem como objetivo a prevenção de agravos em crianças e adolescentes do sexo masculino. A iniciativa tem como pilares a educação em saúde a fim de proteger os meninos e rapazes situação de vulnerabilidade social.

O coordenador da campanha no Hospital Infantil, urologista Djalma Ribeiro Costa explica que esta é a 3° edição da campanha na unidade. O médico ressalta que o projeto surgiu como uma necessidade de operacionalizar políticas públicas que visam a saúde do homem na infância e adolescência.

“Nós mostramos que existem várias condições que podem ter sérias repercussões na vida adulta destes jovens. Se não forem tratados precocemente, esses problemas podem causar ansiedade e medo, além de influenciar no aumento das taxas de outros problemas de saúde, como infecções por doenças sexualmente transmissíveis. Com o projeto do Novembrinho Azul, queremos mostrar que o homem precisa cuidar da saúde desde sua infância, além de destacar uma participação do restante da família nesses cuidados. Pais mais informados procuram ajuda médica mais rapidamente”, destaca o Djalma Costa.

O diretor geral do Hospital Infantil, Vinícius Nascimento, diz que a campanha é um ponto muito importante para a conscientização sobre a saúde masculina. “Através do Novembrinho Azul, queremos mudar a sociedade e mostrar, desde cedo, para os jovens, que é necessário um cuidado com a saúde. Assim, geramos adultos mais precavidos e prevenidos contra doenças”, avalia o médico.

Nesta sexta-feira (8), as atividades da campanha continuam durante a manhã. O hospital também receberá a visita do governador Wellington Dias e do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. Na ocasião, o chefe do executivo estadual assinará o termo de autorização para o início das obras de reforma da Unidade de Terapia Intensiva do hospital.