A Penitenciária Professor José Ribamar Leite, em Teresina, realizou, nos dias 26, 27 e 28 deste mês, como parte das ações do Novembro Azul, programação especial em alusão à campanha de combate e prevenção do câncer de próstata. Os reeducandos assistiram palestras sobre autocuidado e realizaram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C.
A enfermeira da unidade Thamires Cordeiro afirma que a semana de conscientização visa esclarecer sobre os diversos aspectos da saúde do homem. “Atividades como essas são muito importantes, pois quebram paradigmas, principalmente quando falamos dos homens que, por vergonha ou qualquer outro motivo, geralmente não buscam o serviço de saúde quando necessário. Os reeducandos são sempre receptivos às atividades, buscamos realizar momentos de descontração com sorteios de kits e livros para que eles possam participar ativamente e tirar suas dúvidas”, diz a profissional.
A coordenadora de Saúde Prisional da Sejus, Nathana Karen, fala da eficiência dos testes rápidos. “Conseguimos ter o resultado em até 20 minutos, otimizando, assim, o processo de tratamento das patologias que venham a ser detectadas. Lembrando que a sífilis, HIV e hepatite B são doenças sexualmente transmissíveis, podem ser contraídas por meio da contaminação com o sangue de uma pessoa infectada, e a falta de tratamento pode ocasionar muitos prejuízos”, ressalta Nathana.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou, durante todo o ano, 637 testagens para doenças sexualmente transmissíveis nas unidades prisionais do estado, além de campanhas de combate ao câncer de próstata, de mama e ações de valorização à vida.