A Diretoria de Núcleos Especializados da Defensoria Pública do Estado do Piauí contabilizou 46.369 atendimentos no ano de 2019 entre as áreas cível e criminal em Teresina. Os dados constam no relatório estatístico divulgado no site da Instituição.
Do total de atendimentos 43.255 foram realizados na área cível, sendo referentes a atendimentos gerais e atendimentos psicossociais. Na área criminal foram contabilizados 3.083 atendimentos, divididos em atendimentos gerais, nas delegacias e nas penitenciárias. O Peticionamento Integrado referente aos Núcleos especializados contabilizou o total de 31, em 2019. A Diretoria também realizou na área cível 1.517 sessões de conciliação e mediação resultando em acordos 545 destas.
O total de petições em 2019 contabilizou 14.505, sendo destas 8.910 na área cível e 5.595 na área criminal, referentes a petições iniciais e de outra natureza.
As ações coletivas, respostas do réu e recursos na área cível totalizaram 759, enquanto na área criminal os flagrantes recebido, pedidos de liberdade, habeas corpus e recursos totalizaram 603.
Já as audiências judiciais cíveis e criminais contabilizaram 3.791, sendo divididas em audiências de conciliação, de instrução e julgamento e de apresentação ou preliminares.
O diretor de Núcleos Especializados da Defensoria Pública, Alessandro Andrade Spíndola, diz que os números são importantes pois conseguem fazer uma fotografia do quanto a DPE pode contribuir com a sociedade com seu trabalho. “Por trás de cada atendimento feito, de cada número, está o esforço de um(a) defensor(a), de um(a) colaborador(a), de um(a) assessor(a) e estagiário(a), que se dedicam de maneira incansável para dar o seu melhor todos os dias para prestar um serviço de qualidade, e que merecem todo nosso reconhecimento e nosso agradecimento pelo ano que passou, e a despeito das dificuldades, esperamos continuar a crescer e poder prestar um melhor atendimento à população carente do nosso Piauí”, declarou.
A Diretoria de Núcleos Especializados da DPE-PI conta com o Núcleo Especializado da Infância e da Juventude, Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Núcleo Especializado dos Direitos do Consumidor, Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos e Tutelas Coletivas, Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência e Núcleo Especializado da Saúde.
Também integram as Defensorias com atuação nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.