O Hospital Getúlio Vargas (HGV) teve um aumento significativo no número de cirurgias eletivas e cardíacas nos primeiros quatro meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 5.888 cirurgias de janeiro a maio.

O aumento se deve ao reforço na equipe multiprofissional do hospital, além da chegada de instrumentais de alta complexidade, novos equipamentos e garantia dos insumos. Com isso, o HGV pôde funcionar a todo vapor e já atinge as metas estabelecidas para o período.

Segundo a diretora Nirvânia Carvalho, o HGV realizou uma média de 1.200 procedimentos cirúrgicos, com destaque para o crescimento expressivo nas cirurgias cardíacas, que aumentaram sete vezes, em relação ao ano passado. “Isso demonstra a atenção e o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do governador Rafael Fonteles, por meio do programa Saúde em Dia, para aumentar o volume de cirurgias, modernizar a infraestrutura tecnológica do hospital e garantir insumos. O HGV é reconhecido como o maior hospital de alta complexidade no estado e tem como objetivo prestar um serviço de excelência à sociedade”, destacou a diretora.

O diretor técnico do HGV, Brenno Andrade, explica que o hospital possui uma média de 369 leitos e oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas. “Em 2023, o HGV já alcançou as metas estabelecidas para o período, registrando, um aumento de 13,5% no número de cirurgias em comparação com o mesmo período de 2022. Isso reflete o compromisso do programa Saúde em Dia e a participação ativa do hospital nesse processo”, afirmou.

Para o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo os resultados positivos indicam um avanço significativo no atendimento médico e cirúrgico no HGV. “Contribuindo para melhorar a saúde e o bem-estar da população do estado do Piauí”, ressaltou.

No último sábado (3) foram realizados 32 procedimentos em um único dia, dando vazão aos agendamentos que não puderam ser realizados nos dias normais de atendimento.