Com a proposta de elevar a cobertura de esgoto na zona urbana da capital e universalizar o sistema de saneamento até 2033, a Águas de Teresina está implantando infraestrutura de esgotamento sanitário em diversos pontos da cidade. No bairro Recanto dos Palmeiras, incluindo trecho específico da avenida Expedicionários, a implantação de redes já está finalizada. Ao todo, a empresa implantou 2.500 m de rede e instalou duas Elevatórias de Tratamento de Esgoto (ETE).
Com a finalização dos serviços, os moradores da região são orientados a realizar a conexão de suas casas à rede de esgoto. O sistema compreende uma importante etapa de expansão do sistema de esgotamento sanitário, que vai beneficiar cerca de 200 famílias residentes no bairro, melhorando consideravelmente as condições sanitárias. A infraestrutura de saneamento também vai atender aos comerciantes do Mercado do Peixe (instalado na Expedicionários), otimizando a atividade econômica no local.
“Nossos esforços estão concentrados no esgotamento sanitário. Até o ano de 2024, o município terá 59% de cobertura. A expectativa é atingir 90% de cobertura em 2033. Os investimentos visam substituir o cenário de esgoto a céu aberto e vão garantir mais saúde à população. Na região do Mercado do Peixe, por exemplo, o serviço vai beneficiar a atividade econômica, além de elevar a qualidade de vida das pessoas, com a melhora das condições sanitárias do local”, destaca o diretor-executivo da Águas de Teresina, Fernando Lima.