A diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Luana Barradas, assinou no dia 27 de julho de 2023, o documento que possibilita a adequação técnica do processo de municipalização do trânsito na cidade de Oeiras. Trata-se da última etapa de integração da administração territorial ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Em reunião com o prefeito Zé Raimundo, o deputado Severo Eulálio, Fernando do Zadim, chefe do departamento de trânsito municipal e Paulo Fernandes, chefe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Oeiras (Sutran), Luana Barradas garantiu que o Detran seguirá como parceiro da cidade com a realização de ações educativas, intervenções, treinamento de equipes e fiscalização.
“As instruções e treinamentos das equipes da superintendência serão realizadas pelo Detran. Por sinal, o órgão estadual fortalecerá mais ainda a execução dos serviços de emissão e renovação de documentação dos usuários e veículos na 7ª Ciretran da cidade”, disse a diretora.
Conforme o projeto, a municipalização envolve a estruturação administrativa, preparação técnica e a adequação legal da cidade às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro. Oeiras possui frota de aproximadamente 18 mil e 600 veículos, incluindo automóveis e motocicletas.
“A Sutran nasce com o desafio de realizar o gerenciamento técnico e operacional do sistema de transportes e trânsito da nossa cidade, promovendo sua modernização, eficiência e segurança, através de atividades educativas, de fiscalização e conscientização dos condutores, passageiros e pedestres para um trânsito mais humano e seguro”, destacou o prefeito Zé Raimundo.