A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou mais uma ação com o Ônibus Lilás, dessa vez na comunidade Mestiço, no município de Pimenteiras, beneficiando cerca de 50 mulheres. Dentre os serviços oferecidos às mulheres do local estão atendimento psicossocial e jurídico, de saúde, expedição de carteira de identidade, atualização cadastral para o programa Bolsa Família e atividade do programa Criança Feliz.

A programação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança (SSP), o Creas e o Cras do município, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pimenteiras, equipe multidisciplinar de saúde e a gestão do município como um todo.

“Uma das áreas prioritárias de atendimento do Ônibus Lilás é a zona rural. As ações do projeto incluem assistência e orientações jurídicas, sociais, psicológicas, além de segurança, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e capacitações. Também realizamos uma roda de conversa, abordando o enfrentamento à violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha”, explicou a coordenadora de Saúde da Mulher da Sempi, Gislandia Gonçalves de Moura.

Uma das beneficiadas pelo projeto, nesta terça-feira (8), foi Aparecida Maria de Souza Lima. Ela destacou a importância desse tipo de ação para as mulheres de baixa renda e pediu que essas atividades ocorram mais vezes. “Muita gente não tem oportunidade de tirar identidade e ter acesso a esses serviços, por isso a população só tem a ganhar. Eu achei maravilhoso”, disse.