A segunda rota do Ônibus Lilás, projeto da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI), foi realizada no município de Barreiras do Piauí, na comunidade Brejo da Lagoa oferecendo os serviços de assistência jurídica, psicossocial e informações sobre a campanha “Ei, mermã, você não está sozinha!” e Lei Maria da Penha. Foram beneficiados 101 mulheres da região. “Participar do Ônibus Lilás está sendo incrível, pois escutamos as palestras que tra zeminformações que não sabia principalmente sobre a Rede de Atendimento às mulheres” declara Dona Maria Francisca, moradora da comunidade Brejo da Lagoa.
Na ação esteve presente a Secretária de Assistência Social, Dorileide, representando o Prefeito Manoel Aroldo Barreira, a coordenadora da Casa Abrigo Mulher Viva, Ana Cleide, a secretária de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marineide, representante da Secretária de Saúde, a enfermeira Elaine, o secretário de Desenvolvimento, Robson, a coordenadora geral de Educação, Márcia, a representante da Comunidade, Joelma, e diretora da escola, Rosenilde.
“Indo até as comunidades nos municípios e levando informações sobre a nossa Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência, percebemos que a mulher tem mais coragem para denunciar a agressão se for acompanhada pela rede. O nosso trabalho com o Ônibus Lilás é articular os órgãos, sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e mulheres para realizarmos juntas o enfrentamento à violência doméstica”, pontua a coordenadora do Centro de Referência Francisca Trindade, Larissa Moura.