Mulheres da comunidade Pau d’Água, no município de Murici dos Portelas, participam de atividades da unidade móvel Ônibus Lilás nesta terça-feira (11). Os serviços são oferecidos pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) e consistem, principalmente, de atendimento psicossocial e jurídico, emissão de documentos e informações sobre a rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. A equipe da Sempi ainda realizará ação nos municípios de Caraúbas e Cocal dos Alves.
A atividade aconteceu na Unidade Escolar Duca Leal. Jacira Silva participou da roda de conversa e trabalha nessa escola. “É importante tratar sobre as violências que acontecem, muitas vezes, elas ficam ocultas e nem nós mesmas sabemos quais são elas. A equipe do Ônibus Lilás esclareceu isso para a comunidade. Porque as pessoas acham que a violência é somente aquela que agride fisicamente, mas tem a verbal que, às vezes, passa despercebida”, disse.
De acordo com João Marcos, psicólogo do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, há uma incidência razoável de casos de violência doméstica em Murici dos Portelas. “Graças à atividade, as mulheres receberam informações, bem como a equipe do CRAS, a rede de assistência do município e a rede de proteção e agora podemos atender de forma mais eficiente esses casos no município”, disse João.