O Ônibus Lilás aconteceu no município de Campo Alegre do Fidalgo, no Curral Velho, com serviços de atendimento psicossocial, jurídico, informações da Lei Maria da Penha e também levou a campanha 16 Dias de Ativismo – Ei mermã, nem mais um minuto de silêncio.

Durante a solenidade estiveram presente a Coordenadora CRAS, Domiciana Ribeiro da Mata, Psicóloga, Sinthia Pereira, auxiliar Administrativo, José Enedino da Mata Filho, Ivonete Vitória, Gestor Cad Único, Danilo Sousa e equipe da Coordenadoria da Mulher, Gerente de Promoção da Autonomia e Direto das Mulheres (CEPM), Joelfa Bezerra Farias e Coordenadora das Mulheres Rurais (CEPM), Louise Soares.

O Ônibus Lilás é uma  Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas. Trata-se de uma iniciativa da Coordenadoria de  Mulheres, em parceria com os municípios do Estado, com o intuito de levar ações de acolhimento, prevenção e orientação às localidades mais distantes e vulneráveis do Ceará.

A Unidade, que já passou por assentamentos, comunidades rurais e quilombolas  do Território da Serra da Capivara, segue chegando a novos espaços. A coordenadora de Políticas para Mulheres, Zenaide Lustosa, ressalta a importância da ação em localidades do interior. “Nós temos uma dificuldade  imensa de informação no interior e dos serviços chegarem a essas localidades e por isso que o Ônibus Lilás vai para esses lugares de difícil acesso para levar políticas também”, explica.

“A iniciativa visa o esclarecimento das pessoas sobre os direitos das mulheres, dentre eles, a equidade de gênero, lei Maria da Penha e enfrentamento à violência contra a mulher”, finaliza.