A equipe da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realiza, nesta terça-feira (22), atividades do Ônibus Lilás na comunidade Tanques, em Angical do Piauí. Estão sendo oferecidos serviços de atendimento psicossocial e jurídico, além de emissão de RG. A ação é executada em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A secretária de Assistência Social do município de Angical, Rosalina Freitas, ressaltou a importância da agenda para o município, que tem a parceria também do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Angical (Straaf). Ela destacou a participação das pessoas na roda de diálogo sobre violência.
“A comunidade Tanques é importantíssima. Essa atividade ajuda na informação e na conscientização. Temos dezenas de pessoas que serão, certamente, multiplicadoras da temática, que irão chegar nas suas casas e conversar e passar informação: a necessidade de combater a violência contra mulheres e meninas da zona urbana, rural, das florestas e das águas”, disse a gestora.
A moradora da comunidade, Maria das Dores da Costa Silva, disse que uma das maiores dificuldades vivenciadas no local é a dificuldade de que as pessoas reconheçam que está ocorrendo uma situação de violência. “Quando tem alguma agressão, nem a família da gente reconhece. Tem aquele preconceito, aquele medo de quem presenciou, de denunciar os próprios vizinhos, muitos presenciam e não denunciam”, disse a participante.
A presidente do sindicato, Antônia Maria Xavier, enfatizou que a atividade beneficiou a comunidade Tanques e que o município carece de mais ações como essa.