O Piauí foi convidado para participar do Fórum Internacional de PPPs na Suíça, em Genebra. O estado é representado pela superintendente Viviane Moura, que foi pessoalmente convidada pelas Nações Unidas para participar do grupo de discussão sobre parcerias público-privadas (PPP) que transformam vidas por meio do desenvolvimento social.
Nos dias 29 e 30 de novembro, a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) recebe a quinta sessão do Grupo de Trabalho sobre Parcerias Público-Privadas. O objetivo do evento é discutir formas de elaborar mais projetos de alta qualidade que contribuam para a agenda da economia circular, por meio da ferramenta da PPP, cumprindo metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Viviane Moura é a única piauiense e uma das poucas brasileiras a integrar o Grupo de Trabalho da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece). O grupo vai também analisar o impacto e traçar um caminho para o melhor uso e eficácia de ferramentas, diretrizes, padrões e atividades de capacitação. O Piauí tem muito a contribuir, pois os projetos desenvolvidos pela Suparc se destacam na ONU por seus múltiplos impactos que realmente priorizam as pessoas e constroem melhor. Eles abordam o desafio da pobreza, a criação de empregos locais, saúde, segurança alimentar, inclusão social, sustentabilidade, entre outros, e fornecem soluções reais combinando critérios sociais, ambientais e econômicos.
A Central de Abastecimento comercializa, em média, 35 mil toneladas de alimentos por mês, beneficiando a economia local. Ao mesmo passo, esse comércio intenso produz excedentes que, por meio das ações do Banco de Alimentos, são doados e oferecem segurança alimentar para mais de 7 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Grupo de Trabalho sobre Parcerias Público-Privadas é um órgão intergovernamental criado em 2017 e reúne mais de 2 mil especialistas oriundos do setor público e privado, da sociedade civil e de organizações internacionais.
A Nova Ceasa foi selecionada em maio deste ano, pela ONU, como a melhor PPP do mundo e se tornou referência por uma gestão moderna. A PPP vai receber, nesta segunda-feira (29), o certificado do prêmio, presencialmente. O anúncio do prêmio havia acontecido de forma remota, em razão da pandemia do novo coroanvírus.