Os primeiros dados positivos sobre a redução no número de celulares roubados começam a despontar em Teresina. Após o início da operação “Interditados”, que tem o objetivo de desarticular lojas que realizam a comercialização de aparelhos celulares com restrição de furto, roubo e pelo crime de descaminho, foram registrados uma queda de 25% no roubo de aparelhos telefônicos, entre o período de março a maio deste ano na capital. No mesmo período, no ano de 2022, foram registrados 144 roubos contra 108 celulares subtraídos no acumulado deste ano.
A operação “Interditados I” começou no mês de março, nas lojas das avenidas Raul Lopes, Campos Sales e Shopping da Cidade. Na ocasião foram presas duas pessoas, armas e 48 aparelhos celulares e tablets.
No mês de abril, foi deflagrada a segunda fase da “Interditados”, onde foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências e 12 mandados em estabelecimentos comerciais na cidade de Teresina, Piripiri e Timon, no Maranhão. Nas buscas foram apreendidos 577 aparelhos celulares e 50 eletrônicos, além de armas de fogo, munições e grande quantidade de dinheiro. Durante a ação, a polícia efetivou a prisão de nove pessoas suspeitas de envolvimentos com os crimes.
Na “Interditados III”, na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, a polícia apreendeu mais de 100 celulares, placas de motos sendo revendidas e entorpecentes. Seis pessoas foram conduzidas. Neste mês de maio, a Secretaria de Segurança instalou um posto policial na praça para coibir a venda de material roubado. O posto ficará por tempo indeterminado e conta com reforço dos policiais da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Participaram das operações a Superintendência de Operações Integradas – Sol, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Secretaria de Fazenda e Receita Federal.