Com barreiras e abordagens nos povoados situados nas proximidades do Complexo Penal de Altos, a Secretaria da Justiça, por meio da 4ª Companhia de Presídios/Batalhão de Guardas e da Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (ROCAP), lançou a Operação Paixão de Cristo, na comunidade Soturno, zona rural de Altos.
A ação, que teve início nessa segunda-feira (3), conta com patrulhamento de viaturas e motocicletas com o objetivo de aumentar a segurança no perímetro externo do sistema prisional. “A presença da polícia ela é muito bem-vinda, depois que a polícia está aqui na comunidade não temos mais crimes graves. Nós temos muito respeito por eles, consideramos como a família fardada da comunidade Soturno”, afirma Antônio José Melo, presidente da Associação de Moradores do Soturno.
“Aqui na comunidade. nós vemos a perfeita integração da polícia penal, polícia militar e sociedade. A praça da comunidade foi construída por meio do trabalho de ressocialização dos reeducandos da Major César. E estamos lançando essa Operação aqui, que leva mais segurança a cerca de três mil pessoas que vivem próximo ao Complexo de Altos, bem como também estamos fortalecendo os protocolos de segurança nas unidades prisionais em todo o estado”, explica o subsecretário da Justiça, Coronel Sousa Filho.
Segundo o Ten. Cel. Pitombeira, diretor de Assessoria Militar da Sejus, os policiais militares que prestam serviço junto a Secretaria de Justiça, tem uma companhia instalada na entrada do Complexo Prisional em Altos. “É realizado por essa equipe, o policiamento em torno do complexo e de todas as comunidades adjacentes. A própria comunidade agradece o trabalho feito e durante toda a semana iremos intensificar o policiamento com a Operação Paixão de Cristo”, destaca do oficial.