Prestação de contas ocorreu no Cine Teatro da Assembleia

O ouvidor-geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, realizou na última quarta-feira (23) , no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí, solenidade para a prestação de contas das ações desenvolvidas no ano de 2021 e planejamento da Ouvidoria-Geral para 2022. O evento contou com a presença da ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia, Sirlene Assis, que cumpre agenda institucional no Piauí esta semana; do defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis; e da subdefensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, que na oportunidade destacaram o papel desempenhado pela Ouvidoria dentro da Defensoria Pública.

Também estiveram presentes a diretora cível da Defensoria Pública, Sheila de Andrade Ferreira; a ouvidora-geral do Estado do Piauí, Soraya de Carvalho Castelo Branco Soares, dentre outras autoridades, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil.

Saudando os presentes, o ouvidor-geral, Djan Moreira, destacou o compromisso com o trabalho frente a Ouvidoria, a importância do diálogo estabelecido com a sociedade civil e o fortalecimento da Instituição. “Além de prestar contas das ações que desenvolvemos no último ano, esse também é um momento de ouvir os movimentos sociais, a sociedade civil, sobre o que esperam da Ouvidoria da Defensoria Pública até dezembro, quando finda o nosso mandato”, afirmou.

A ouvidora-geral da Defensoria da Bahia, Sirlene Assis, se manifestou sobre o reconhecimento alcançado pela Ouvidoria da Defensoria do Piauí devido ao trabalho de Djan Moreira. “Djan Moreira é um ouvidor comprometido com os direitos humanos, com a infância e eu estou aqui, em nome do Conselho de Ouvidores, da Ouvidoria da Defensoria da Bahia, para abraçar a Defensoria do Piauí e reafirmar o compromisso das Ouvidorias das Defensorias com a sociedade civil, com a população vulnerável dos estados. A Defensoria muitas vezes é a última porta para a população, para esse povo tão sofrido. Nesse contexto, a Ouvidoria é a ponte, a voz, a mediação e, no Piauí isso é feito com sensibilidade. Um ano mediando e fazendo com que a Defensoria do Piauí se torne uma Instituição cada vez mais próxima do povo”, disse.

A subdefensora pública Geral, Carla Yáscar Belchior, falou sobre a relevância do trabalho realizado pelo ouvidor Djan Moreira para o fortalecimento da Defensoria. “Esse é um importante momento de apresentação do relatório primeiro ano que a Ouvidoria da Defensoria tem à frente o Djan Moreira e, além da apresentação dos dados, dos atendimentos e apanhado de tudo que foi feito e construído pela Ouvidoria em 2021, é também um momento de planejamento das atividades para 2022, ouvindo os movimentos sociais, as demais Ouvidorias e a sociedade civil, o que é certamente importante para o fortalecimento dos laços entre a Defensoria Pública, a Ouvidoria e a sociedade civil”, ressaltou.

Para o defensor público geral, Erisvaldo Marques, a capacidade de mediação do ouvidor-geral da Defensoria tem representado um ganho para a Instituição. “É muito importante receber essa prestação de contas e poder constatar o muito que o nosso ouvidor-geral, Djan Moreira, já fez frente à Ouvidoria da Defensoria do Piauí. Djan é um profissional dedicado, recebe as pessoas muito bem na Instituição e isso facilita o diálogo, contribuindo com o principal objetivo da Defensoria que é estar cada vez mais próxima das pessoas para poder atender adequadamente as suas demandas e nisso a Ouvidoria é importantíssima, ainda mais tendo um ouvidor como Djan Moreira, que tem a facilidade dessa interlocução com a sociedade. Ganham todos, não só a Instituição e a Ouvidoria, mas as pessoas que recorrem à nossa Instituição. O diálogo do Dajn faz a diferença e a sua gestão frente a Ouvidoria certamente será um marco para a Defensoria Pública do Estado do Piauí”, afirmou.