Como estratégia de promoção de cuidado frente à Covid-19, o setor de fisioterapia do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, está desenvolvendo passeios terapêuticos e fisioterapia ao ar livre nas áreas arborizadas da unidade com os pacientes que se recuperam da doença.

A atividade é acompanhada pelas equipes de fisioterapia, enfermagem e psicologia do HEDA, que prestam toda a assistência para o desenvolvimento do trabalho, como explica o fisioterapeuta Anderson Escórcio, responsável pelo projeto. “O passeio acontece com pacientes que estão estáveis ou com uso de oxigênio, para aproximar eles da natureza e do ambiente externo do hospital, assim retomando sua noção de tempo e espaço, tendo contato com a luz do sol e ar puro, que traz benefícios para os mesmos, como redução do uso de oxigênio hospitalar”, ressalta.

Durante o passeio ao ar livre, também são realizadas videochamadas com os familiares dos internados e exercícios motores. “Isso acalma demais os familiares que podem ver seu parente fora de um ambiente que seja um leito, ajudando no psicológico de acamados e sua família. Já temos relatos de melhoras clínicas após a realização dos passeios, que aliados aos exercícios ajudam na oxigenação do corpo e a diminuição de edemas”, lembra o fisioterapeuta.