A Associação São Paulo Apóstolo (Abespa), entidade mantenedora da Pastoral do Povo em Situação de Rua, realizou, nessa sexta-feira (25), na Casa de Acolhimento, uma atividade da Campanha Novembro Azul, que alerta para os cuidados com a saúde do homem. A Abespa é uma das entidades que recebem o apoio do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas).
No encontro foi abordado sobre a prevenção ao câncer de próstata e outros cuidados com a saúde dos acolhidos. Foram parceiros da entidade nesta atividade a Cendrogas e as Comissões de Direito Previdenciário, de Prerrogativas e da Criança e Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes e terapeuta, Rogério Almeida, citou questões como imunidade e genética como condições de suscetibilidade ao adoecimento. “Muitas vezes adquirimos doenças por conta da nossa baixa imunidade, outras vezes pela própria genética. Esses são alguns dos fatores que também nos leva a ter o câncer de próstata”, alertou o advogado.
O coordenador da Cendrogas, Sâmio Falcão, agradeceu a parceria da OAB. “Agradecemos à OAB por ser sempre parceira nas nossas ações, seja nas capacitações que realizamos nos municípios como também em outras atividades”, destacou o gestor.
Além do alerta à saúde do homem, foram feitos esclarecimentos jurídicos a respeito de benefícios e auxílios que são de direito dos acolhidos.
Participaram também da ação, Marta Maria, diretora de Políticas Públicas da Cendrogas; e Keila Damasceno, psicóloga da coordenadoria; e o coordenador da Pastoral do Povo em Situação de Rua, padre João Paulo Carvalho.