Pelo segundo ano consecutivo, o Núcleo de Controle Interno da Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE) conseguiu o feito de analisar previamente 100% das contratações e dos pagamentos realizados pelo Estado, em 2022. A avaliação é da Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE), que emitiu relatório parabenizando o órgão pelo desempenho.
Ao todo, foram analisados previamente exatos 162 processos referentes à contratação e ao pagamento, dos quais somente seis foram identificadas algumas ressalvas que, prontamente, foram solucionadas. De acordo com o documento, o total de recursos analisados previamente chegou a pouco mais de R$ 1,8 milhão. Com isso, o Núcleo de Controle Interno da PGE alcançou índice de eficácia excelente no ano passado pela avaliação da CGE.
“Os Núcleos de Controle Interno têm a relevante missão de acompanhar a utilização dos recursos públicos, cada órgão/entidade possui uma equipe designada para desempenhar a função e aqui na Procuradoria Geral do Estado do Piauí temos desenvolvido e acompanhado esse trabalho com afinco. Portanto, o reconhecimento é sempre bem-vindo”, afirmou Alda Neiva, chefe no núcleo.
O documento da CGE parabenizando a PGE pelo desempenho em 2022 foi assinado pelo auditor Adriano Sérgio e pela gerente de Acompanhamento da Gestão Fiscal, Giovanna Garcia. O formato adotado pelo Estado do Piauí, que estruturou Núcleos de Controle Interno nos órgãos/entidades do Poder Executivo fortalece o controle interno e contribui para otimização do gasto público.