A empresa Piauí Conectado, em parceria com a Cisco Academy, dá início, nesta quarta-feira (1º), à fase dois do projeto #EuFicoEmCasaAprendendo. Nesta etapa, servidores públicos estaduais e alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Instituto Federal do Piauí (IFPI) vão participar do curso IT Essentials, de forma gratuita e totalmente on-line.
O curso é um aprofundamento na área de Tecnologia da Informação e traz conhecimentos técnicos e teóricos sobre o assunto. O participante vai se especializar nas temáticas de redes, computadores e conectividade, além de temas como segurança da informação e sistemas operacionais.
De acordo com Antônio Cebalho, professor e coordenador dos cursos da Cisco Academy, o curso traz assuntos já conhecidos da área da Tecnologia da Informação e aplica novos conceitos para desenvolver a capacitação do aluno. Além disso, ao final do curso, o participante receberá certificado reconhecido internacionalmente. “O aluno vai relembrar alguns conceitos importantes, como também conhecer e aprofundar outros conceitos básicos que são importantes na área de computadores e redes. Através do conteúdo teórico, exercícios de laboratório e testes que terão nos capítulos do curso, o participante vai aprimorar seu conhecimento e vai se sentir mais preparado para o desenvolvimento de suas funções”, comenta.
Ao todo, foram disponibilizadas 120 vagas para servidores e alunos das instituições de todo o Piauí. Segundo Juan de Aguiar, professor e coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica da Uespi, estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação vão participar das aulas on-line.
Para o professor Juan, o curso IT Essentials atende uma necessidade do mercado da Tecnologia da Informação. Ele considera uma oportunidade de aprendizado e especialização na área da telecomunicação, uma área que se torna cada vez mais essencial para a sociedade. “A tecnologia é tão necessária quanto a energia elétrica. Além disso, há uma necessidade de que esses alunos façam cursos de capacitação quando terminam a graduação. Neste caso, eles já estão fazendo isso antes de concluir o curso de graduação. É uma vantagem de mercado muito grande. Ele vai ser um profissional que vai ter maior empregabilidade”, explica.
O curso acontece entre os dias 1º de julho e 20 de agosto e tem carga horária de 70 horas. Segundo Charlene Queiroz, coordenadora de Projetos Sociais da Piauí Conectado, a qualificação foi pensada para que os participantes desenvolvam suas habilidades, de modo a praticar o que já sabem e atuem como multiplicadores de conhecimento futuramente. “Quando falamos dos Órgãos da Administração Pública, temos os servidores que participam dos cursos e podem multiplicar o que aprenderam para outros servidores dentro do órgão. A tecnologia está presente na vida de todo mundo, em todas as profissões. Buscamos desenvolver pessoas, dar oportunidades a elas de conhecerem a área de TI. E para aqueles que já são da área, buscar aprimoramento. A Cisco traz sempre novas experiências, traz o que há de mais moderno na área de tecnologia, e nos cursos não é diferente”, ressalta a coordenadora.
A iniciativa faz parte do Projeto Piauí Conectado, que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada com o Governo do Estado para modernizar a comunicação do Piauí e levar soluções através da tecnologia digital.