Em apenas seis meses desde que recebeu a ordem de serviço para início da implantação, a SPE Piauí Conectado já possui 636 pontos ativos de internet instalados no estado, dos 1.500 que fazem parte do projeto. São 16 cidades que já possuem internet rápida e de qualidade, garantindo o bom funcionamento dos serviços administrativos de órgãos públicos e unidades escolares estaduais pelo Piauí.

O projeto teve início na cidade de Campo Maior, onde a empresa pôs a testes os equipamentos e a rede. Com o sucesso do piloto, a Piauí Conectado seguiu para a capital do estado, Teresina, e hoje também já pode ser encontrada nos municípios de Altos, Picos, União, Barras, Piracuruca, Esperantina, Luzilândia, Luís Correa, Parnaíba, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Cocal da Estação, José de Freitas e Piripiri.

O diretor presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, conta que é gratificante ver que quase metade dos pontos previstos já foram instalados em tão pouco tempo. “Nós fechamos um cronograma de até 27 meses para a instalação e ativação de todos os pontos e ver que já chegamos tão longe em tão pouco tempo demonstra um avanço muito grande da nossa equipe nessa fase inicial do projeto”, explicou o gestor.

De acordo com Antonio Torres, diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), que é a contratante da Piauí Conectado no Estado, os gestores que já contam com internet do projeto são só elogios. “Por onde passamos, só ouvimos coisas boas. Os principais elogios são sobre a constância da conexão, sobre ela não cair como caía antes com o provedor antigo. Também elogiam bastante a velocidade da internet”, afirmou Torres.

Em janeiro do próximo ano, mais cinco cidades irão receber pontos de internet da Piauí Conectado, de acordo com o cronograma da empresa. Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Simplício Mendes e Água Branca serão os próximos municípios a serem contemplados. Até agosto de 2020, mais 82 cidades piauienses poderão contar com a internet da Piauí Conectado.

A expectativa é que até o fim de 2020 todos os pontos já estejam instalados nas cidades previstas pelo projeto. “A rede vai interligar todo o estado, então vai ser muito mais fácil realizar atividades administrativas de qualquer ponto. Nosso propósito é ajudar a melhorar os serviços oferecidos ao cidadão pela Administração Pública”, disse Emerson Silva.