A internet fornecida pelo Piauí Conectado, Parceria Público-Privada (PPP) do Governo do  Estado, chegou ao município de São Raimundo Nonato. Ao todo, os pontos estão sendo instalados neste mês em 25 órgãos da Administração Pública Estadual, entre eles: escolas, delegacias, hospitais, defensorias, Sine, aeroporto, universidades e outros.

O objetivo do projeto é melhorar, por meio de uma grande infraestrutura de rede, os serviços oferecidos no município para a população sãoraimundense. A prefeita da cidade, Carmelita Castro, enfatiza a importância da implantação. “Essa é mais uma ação do governo que vem nos beneficiar. Sem dúvidas esse serviço vem somar; vai dar mais celeridade ao atendimento público”, destaca a gestora.

O deputado estadual Hélio Isaías, que acompanha o desenvolvimento da região, explica que a iniciativa vai beneficiar, e muito, o turismo do local. “A instalação da internet nos pontos de atendimento público levará maior agilidade na resolução das demandas e serviços prestados, mas também ajudará no desenvolvimento do turismo, que é um dos maiores potenciais da região. Com a melhoria no sistema dos hospitais, aeroporto e órgãos de segurança, atraímos ainda mais turistas e satisfazemos os que já nos visitam”, enfatiza o parlamentar.

Até o fim deste mês, a Piauí Conectado também chegará a outros municípios do sul do estado, sendo eles: Bom Jesus, Canto do Buriti, Uruçuí e São João do Piauí. Com eles, no total, a internet fornecida pela PPP contemplará 25 municípios do Piauí, os mais populosos. Em fevereiro, o projeto também chegará em Alto Longá, Corrente, Elesbão Veloso, Gilbués, Jaicós, Paulistana, Simplício Mendes e Valença do Piauí.

Segundo o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, o feedback do trabalho tem sido positivo e os serviços aprimorados. “Com uma internet de qualidade, os sistemas dos órgãos do governo serão muito mais eficientes e a população será beneficiada com atendimento público mais veloz e eficaz. Em São Raimundo Nonato, por exemplo, onde o fluxo de turistas é maior, os benefícios serão enormes e contribuiremos para o desenvolvimento”, ressalta o gestor.

A cidade

São Raimundo Nonato fica a 576 km de Teresina e é considerado por muitos estudiosos o berço do homem americano. Atualmente com cerca de 34.535 habitantes (Censo 2018) e 2606,8 km², a cidade é conhecida por alguns títulos, como a “capital da Arqueologia”, por ser sede de grande parte do Parque Nacional Serra da Capivara e do Museu do Homem Americano. Em 2018, São Raimundo Nonato ficou entre os 10 municípios mais bonitos do Piauí, segundo uma pesquisa realizada pelo “Clik Piauí” nas redes sociais.

Museu do Homem Americano

O Museu do Homem Americano, localizado no município, possui acervo composto por peças líticas, esqueletos, peças cerâmicas e outros artefatos das escavações arqueológicas na região da Serra da Capivara, além de um painel com exposição das pinturas rupestres dos sítios arqueológicos, em slides contínuos, com um belo fundo musical. Com isso, o espaço mostra as evidências mais antigas da ocupação humana na região e é por ele que São Raimundo Nonato é considerado o berço do homem americano.

Parque Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara é localizado no semiárido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, e abriga fauna e flora específicas da Caatinga. Pelo seu valor histórico e cultural, ele foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade e possui a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas, com mais de mil sítios cadastrados. No local, além das manifestações gráficas, encontram-se vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações mais antigas conhecidas no continente americano. A região abriga 173 sítios arqueológicos abertos à visitação.