Durante um ano de atividades da Piauí Conectado no estado, muitos empregos foram gerados e várias pessoas tiveram a oportunidade de ter uma renda fixa. Cerca de 150 empregos foram gerados diretamente, atuando na empresa, e 300 criados de forma indireta. O Projeto Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado para modernizar a comunicação do Piauí e levar soluções por meio da tecnologia.

Muitas vidas mudaram com a oportunidade de trabalho e, para alguns, isso pode significar o primeiro emprego. É o caso da estudante Maria Eduarda Brito, que conseguiu na Piauí Conectado sua primeira experiência profissional. A jovem de 18 anos trabalha atendendo ao público na agência da Caixa Econômica do Parque Piauí, em Teresina, e acredita que a oportunidade lhe ajudará futuramente.

“Vai me ajudar muito porque estou ganhando experiência. Adquiri habilidades para falar com as pessoas, perdendo a timidez. E estou evoluindo, aprendendo a cada dia. Geralmente quando é o primeiro emprego, exige-se pessoas que já tenham experiência. E a Piauí Conectado me deu uma boa oportunidade de começar”, afirma a jovem.

Mas quem já está inserido no mercado de trabalho também tem chances. Trabalhando há 12 anos na área de tecnologia, Rafael Soares esteve desempregado por cinco meses antes de ingressar no quadro de funcionários da Piauí Conectado, onde atua como analista de suporte. Rafael conta que busca cursos de atualização na sua área e conta com os cursos da Cisco Academy para se capacitar ainda mais.

“Nosso objetivo sempre é crescer e procurar cada dia mais a excelência no trabalho. É uma grande alegria trabalhar com profissionais que estão sempre dispostos a compartilhar conhecimento. Espero continuar nessa caminhada durante muitos anos para crescer junto com a empresa, crescer profissionalmente e como pessoa”, comenta o analista de suporte.

Oportunidade

A Piauí Conectado iniciou as obras no estado em junho de 2019 e, desde então, vem recebendo currículos de pessoas interessadas em trabalhar e se especializar na área de tecnologia. Atualmente, já foram analisados mais de 3.000 currículos.

Segundo Andressa Ribeiro, psicóloga e analista de Recursos Humanos da Piauí Conectado, a área de tecnologia sofre com a carência de vagas no mercado de trabalho e também com a falta de profissionais qualificados. Ela explica que a chegada da Piauí Conectado ao estado abre um leque de oportunidades para quem se interesse em trabalhar nesse setor, além de gerar empregos também nas cidades do interior.

“São poucas empresas que enxergam a necessidade desses profissionais de Tecnologia da Informação. Mas nós temos esses profissionais no estado, que antes não tinham espaço e hoje têm muitas ofertas e possibilidades. O impacto disso é gigantesco. Selecionamos pessoas que não tinham local de trabalho e agora têm. Com isso, a demanda continua aumentando e, consequentemente, aumenta-se o número das vagas, o que também é positivo para o estado. E vamos conseguir abranger um ramo que antes não era visto”, ressalta Ribeiro.

Projeto Piauí Conectado

Além disso, a abertura de vagas na área de tecnologia pode ser um fator para impulsionar pessoas que queiram se especializar na área e se qualificar ainda mais. Andressa também frisa que cada vez mais mulheres estudam e ingressam na área da tecnologia, campo antes dominado geralmente por homens.

Projeto Jovem Aprendiz e Parcerias para o Futuro são desenvolvidos pela Piauí Conectado

Com o objetivo de inserir jovens piauienses no mercado de trabalho, a Piauí Conectado desenvolve programas de aprendizagem, que consistem na admissão de jovens na empresa. Um dos programas é o Jovem Aprendiz, que é o primeiro contato do jovem com o mercado e promove o desenvolvimento de atividades profissionais na empresa. Além disso, os aprendizes participam de cursos profissionalizantes e se capacitam para estarem preparados para o futuro.

A jovem Lívia Isabelle atua como Jovem Aprendiz na Piauí Conectado há quase um ano e realiza atividades no setor administrativo. A oportunidade surgiu em um evento de sua escola, após se destacar por suas ações. A jovem conta que tem sonhos para o futuro e pretende cursar Medicina ou Engenharia Civil.

“Essa experiência que estou tendo na Piauí Conectado, acredito que vai me ajudar a ser mais forte no futuro. Quando entrei não sabia de nada, nem mexer no computador. Lá me ensinaram tudo. Isso vai me ajudar. Acho que essa experiência vai abrir muitas portas para o mercado de trabalho”, comenta Lívia.

Por sua vez, o programa Parcerias Para o Futuro leva alunos para aprenderem na prática e desenvolverem seu conhecimento técnico-científico. O intuito é que as competências profissionais desses jovens sejam aperfeiçoadas. O projeto é fruto de uma parceria entre a Piauí Conectado, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).

Atualmente, um estagiário de Engenharia Elétrica atua na Piauí Conectado e, diariamente, se aprofunda cada vez mais na sua área de conhecimento.