Segundo os resultados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio – Pnad Covid 19 mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nessa quinta-feira (20), o Piauí aparece como o estado do Nordeste que mais realizou testagem para a Covid-19, com 10,5% da população piauiense já testada. Além disso, a pesquisa apontou ainda que o estado é o 3° do Brasil em número de testes realizados. A pesquisa considerou o período do início da pandemia até o mês de julho.
Segundo dados oficiais do boletim epidemiológico divulgado diariamente pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí já registrou a realização de 254.366 testes para identificação do novo coronavírus. Segundo a pesquisa do IBGE, apenas o Distrito Federal e Amapá estão à frente do Piauí em número de testes realizados.
O secretario de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que os resultados da pesquisa comprovam o empenho realizado pelo Estado do Piauí para localizar a doença e realizar o tratamento de forma precoce, medida essa que possibilitou evitar o agravamento de inúmeros casos e o impacto negativo que eles poderiam ter causado à rede estadual de saúde.
“Nós testamos 10.5% da nossa população, enquanto a média nacional se apresenta em uma porcentagem de 6,3%. Apenas dois estados nos ultrapassaram em número de testagem e isso comprova as providências que tomamos para o enfrentamento à Covid-19, nos deixando em uma realidade diferencial de vários outros estados”, disse o gestor.
Entre as ações do Estado que possibilitam esse resultado está o programa Busca Ativa, que promove uma detecção precoce de casos da Covid-19, levando a testagem para diversas áreas do Piauí. Com a detecção precoce, os casos podem ser acompanhados desde cedo, facilitando a recuperação das pessoas.
“Nosso objetivo é salvar vidas, prestar um serviço de qualidade para a população e ter uma comprovação dessa, de que nós estamos tendo êxito em nossos objetivos, é um reforço para continuarmos trabalhando com o maior empenho possível na garantia da saúde do nosso povo piauiense”, complementa Florentino Neto.