O Piauí foi selecionado e integra o seleto grupo de 14 estados no Programa Steam TechCamp Brasil, iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A ação integrará a implementação do Novo Ensino Médio, principalmente referente aos Itinerários de Ciências da Natureza e de Matemática.

O objetivo é formar professores multiplicadores para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de Steam nas redes públicas de educação básica do Brasil.

Serão distribuídos kits de robótica para 50 professores da Rede Estadual de Ensino que lecionam no interior no estado. As formações têm previsão de acontecer em setembro deste ano para formar professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (Steam), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e já desenvolvidas.

“Todos os anos eles selecionam gestores da rede estadual e um professor e neste ano conseguimos submeter o projeto e foi aprovado. Agora, vamos aplicar com professores da Seduc e 50 receberão, cada um, um kit de robótica”, explicou o líder projeto na Seduc, Izael Araújo Lima. Além dele, a professora do Centro Estadual de Educação Profissional de Tempo Integral Cândido Borges Castelo Branco, em Campo Maior, Maria Beatriz Dias Coutinho, é colíder do projeto no Piauí.

“O objetivo dessa formação é que os professores não fiquem confusos com esse novo Ensino Médio que será um desafio para todos. Isso visa termos uma educação de qualidade para os nossos jovens, principalmente os mais carentes e que moram em regiões de baixo desenvolvimento humano.  Desta forma, estaremos contribuindo para a implementação do currículo do Piauí, principalmente referente aos Itinerários de Ciências da Natureza e de Matemática”, explicou Izael.