O Piauí alcançou, no último sábado (4), a melhor posição de isolamento social entre os estados do Brasil, com 49,63%, segundo dados da empresa Inloco. Teresina ficou no topo entre as capitais com 53%. O anúncio dos dados foi feito pelo governador Wellington Dias que comemorou a colaboração da população piauiense, embora também tenha manifestado preocupação com o aumento do número de mortes.
“Quero agradecer ao povo do Piauí pela colaboração neste período, pois sei que está sendo muito difícil. No último sábado, alcançamos a primeira colocação do Brasil em isolamento e Teresina foi a melhor entre as capitais. Isso nos ajuda a cortar a transmissibilidade do coronavírus. Neste domingo, também esperamos um bom resultado, mas estou preocupado com o aumento no número de mortes. Embora tenhamos conseguido diminuir a transmissão, estabilizado a ocupação do número de leitos e do total de pacientes que chegam às UTIs, há um número grande de pessoas que não procuram o médico e isso acaba ocasionando mais mortes”, avaliou Wellington Dias.
O governador ressaltou a importância de as pessoas buscarem ajuda médica ao apresentarem sintomas e fazerem corretamente o tratamento indicado. “Se alguém adoecer, procurar o tratamento precoce, porque já temos casos de gente sendo salva, mesmo quando há comorbidades. Por isso, precisamos tratar mais cedo”, pediu Wellington Dias.
Veja aqui o índice de isolamento social