O Governo do Piauí começou a delinear a criação de um sistema de monitoramento e gestão de riscos de barragens para o estado. Diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, e membros do Laboratório de Inovação da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi) e da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) se reuniram nesta terça-feira (05), para alinhar informações a esse respeito.

Werton ressalta que o intuito é buscar soluções tecnológicas para aprimorar a política de gestão e prevenção de riscos e desastres. “Foi em encontro extremamente produtivo com a equipe do Laboratório de Inovação da Etipi. A ferramenta que será construída irá fortalecer o grande gargalo existente, que é o alerta precoce e resposta rápida, dando maior eficiência na ação da Defesa Civil, principalmente no que diz respeito à criação de uma linha de comunicação mais rápida com a população”, diz.

Segundo o diretor, a população será parceira no processo de monitoramento. “Irá facilitar muito o nosso trabalho junto às comunidades no entorno de barragens e das áreas de risco no processo de mobilização, resposta e evacuação em situação de desastres”, explica Werton.

Para o diretor de Gestão Estratégica e Líder em Inovação Governamental da Etipi, Luciano de Aguiar, a reunião foi essencial para entender e consolidar as informações sobre o monitoramento de barragens. “O Laboratório de Inovação (Lipi) é um ambiente voltado às soluções baseadas em prototipação e testes utilizando a inovação. Então, motivamos esse primeiro encontro, a fim de sanar problemas referentes ao monitoramento de barragens. Nesse primeiro diálogo, buscamos entender essa problemática e consolidar todas as informações para, a partir daí, traçarmos ações utilizando pesquisadores e soluções inovadores para essa questão”, conta o diretor.