O Piauí conseguiu novamente ultrapassar a média nacional de presença no Enem e ficou entre os estados com as melhores taxas no segundo dia de provas do exame. Dados do Ministério da Educação apontam que 48,7% dos inscritos compareceram aos locais de provas nesse domingo (24), totalizando 64.969 participantes.
Para o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, 2020 foi um ano atípico para a educação brasileira e os números refletem o momento vivido em todo o mundo. “Vários fatores contribuíram para gerar essa grande quantidade de faltosos em todo o Brasil. A pandemia trouxe muitas incertezas e o medo da contaminação foi outro fator que fez com que muitos não comparecessem aos locais de prova”, pontuou o gestor.
Ellen Gera ressalta ainda que, apesar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ter garantido que todos os protocolos sanitários fossem cumpridos, muitos estudantes moram com pessoas do grupo de risco ou possuem alguma comorbidade. “Acredito que o medo da contaminação e o crescente aumento nos casos fizeram com que essas pessoas ficassem com medo de sair para fazer o exame. De qualquer forma, a Seduc realizou um trabalho para dar condições de que esses alunos chegassem preparados para as provas, além da oferta do Passe Livre para o deslocamento, mas precisamos respeitar a decisão de quem não se sentiu à vontade para comparecer aos locais de prova”, afirmou o secretário.
De acordo com o balanço do Inep, 2.470.396 pessoas compareceram às provas (44,7%) nesse domingo e 3.052.633 (55,3%) faltaram em todo o país.
No segundo dia do exame, a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) novamente esteve nos locais de aplicação do Enem realizando o Dia E. O secretário Ellen Gera participou do acolhimento aos alunos, com a entrega de kits de proteção contra a Covid-19, com máscara e álcool em gel.
O próximo domingo (31) terá a aplicação do projeto piloto do Enem Digital, onde 96 mil estudantes farão as provas em todo o país.