Representantes do Piauí participaram da oitava edição do Semiárido Show. O evento foi realizado em Petrolina (PE), entre os dias 19 e 22 de novembro, e reuniu diversas experiências produtivas realizadas no semiárido brasileiro. O tema deste ano foi “Inovações e Dinâmicas de Desenvolvimento Regional”.

A delegação do Piauí foi composta por técnicos e produtores, levando ao evento exposições de diversos municípios do estado nas áreas da apicultura, artesanato, culinária, fruticultura e caprinocultura. Representaram a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), o diretor técnico do Programa Viva o Semiárido (PVSA), Clebio Coutinho; o diretor financeiro Marcos Avelino, a assessora técnica Lúcia Araújo, a consultora de gênero Progere, Nea Albuquerque, além de representantes das Agências de Assistência Técnica Sistemática e das Unidades Regionais de Projetos do PVSA.

Para o diretor técnico do Programa Viva o Semiárido (PVSA), Clebio Coutinho, a participação no evento foi de suma importância, pois foi uma oportunidade de mostrar os resultados adquiridos pelo projeto. “Foi um momento importante tanto para os técnicos como para os agricultores e beneficiários, sendo possível conhecer o que a pesquisa vem apresentando como alternativa na convivência com o semiárido. Além de mostrarmos para outros estados, também tivemos a oportunidade de conhecer outras experiências”, ressaltou Coutinho.

A assessora técnica Lucia Araújo destacou que o enfoque principal foi a participação de comunidades tradicionais do Piauí, de modo especial quilombolas e indígenas, nas rodas de diálogos dessas comunidades. “A participação foi importante pelo valor do intercâmbio e também do bom debate, com análises de conjuntura e construções de perspectivas”, ressaltou Araújo.

Semiárido Show

O Semiárido Show tem o objetivo tornar possível a milhares de produtores e empreendedores o amplo acesso a conhecimentos e informações, gerados pela Embrapa Semiárido e instituições parceiras, que dinamizam a produtividade e sustentabilidade da atividade na região, com o tema “inovações e dinâmicas de desenvolvimento regional”.

A feira ocupou uma área de aproximadamente 20 hectares da Embrapa Semiárido, na zona rural de Petrolina, no sertão de Pernambuco. O espaço foi planejado para possibilitar o intercâmbio de conhecimentos entre o público participante da feira e os profissionais vinculados aos diferentes segmentos da pesquisa agropecuária, parceiros na realização do evento.

Piauí participa do Semiárido Show em Petrolina