O Piauí Rally Cup, prova oficial de velocidade homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo e de Automobilismo, está em contagem regressiva para ocorrer pela segunda vez, em Teresina. O evento tem patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol).

Muita velocidade, veículos preparados para encarar trilhas off road cheias de adrenalina é o que esperam a todos que se inscreverem para o evento, que começa no próximo dia 7 de julho, com o Prólogo, que é uma mini competição, na qual os pilotos de carro 4×4, UTV, moto e quadriciclo fazem volta na pista para a tomada de tempo para a competição do dia seguinte, que será realizada na Fazendo Meruoca, a cerca de 25 km de Teresina. O Prólogo começa às 16 horas.

O Prólogo tem o objetivo de definir a ordem de largada para a competição do dia 8 de julho, no qual os pilotos que fizerem o menor tempo largarão em primeiro na prova oficial. Pelo regulamento do evento, cada competidor de cada modalidade larga sozinho para uma volta de reconhecimento da pista e com tempo cronometrado na segunda volta. A pista do Prólogo tem 560 m de dimensão e está sendo preparada em um terreno de fácil acesso ao público em geral, ao lado do posto Papa Léguas, que fica na Av. Raul Lopes, bem próximo à concessionária Velho Monge Power Sports.

Assim, conforme a programação do Piauí Rally Cup, na sexta-feira (7), será aberta a Secretaria de Prova, na Concessionária Velho Monge Power Sports, na Av. Raul Lopes. Às 10h, começam as vistorias dos veículos e parque fechado, no qual os competidores não podem mais retirar os veículos. Às 15h, começa o Briefing Técnico, no qual a direção de prova e geral repassa informações para os pilotos seguirem durante as disputas. Às 15h40, início do comboio de veículos para o Prólogo e às 16h início das tomadas de tempo na pista.

O Rally Cup é um tipo de modalidade com regulamento nacional próprio e campeonatos acontecem em várias partes do Brasil. As principais características é que é uma competição de velocidade, com especiais preparadas para grandes disputas em um percurso de, em média, 30 a 40 km, no qual são realizadas três especiais, além disso o Rally Cup é disputado apenas com piloto, sendo dispensado o navegador.
O diretor de prova do evento, Robledo Nicoletti, gaúcho radicado em Fortaleza-CE, disse que os apaixonados pela adrenalina, por máquinas e aventura estão convidados para assistirem ao Prólogo, já que é uma área de fácil acesso e haverá grades de proteção e toda segurança para os espectadores. Competidores do Piauí e de outros estados, como Maranhão e Ceará, estão inscritos.

Além do Governo do Estado, o evento tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Semdec; Grupo Olho D’Água e CAN AM. Apoio: NUTS, Velho Monge e Posto Papa Léguas – Ipiranga. Realização: Account. Coprodução: X Brasil. Supervisão: Federação de Motociclismo do Piauí – FMP, Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, Federação de Automobilismo do Estado do Piauí – Faepi e Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA.