O Piauí receberá, nesta quarta-feira (17), a oitava remessa de vacinas para Covid-19, que corresponde a mais 64.400 doses da CoronaVac. O imunizante permitirá dar prosseguimento à campanha de vacinação no estado. As doses serão utilizadas para vacinar mais 7% dos trabalhadores de saúde e mais 47% do grupo de idosos na faixa etária de 75 a 79 anos. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) assumirá a logística de distribuição, enquanto os municípios ficam responsáveis pela organização e aplicação das vacinas.

Herlon Guimarães, superintendente da Atenção Básica à Saúde e Municípios da Sesapi, destaca que é importante a população entender que as 64.400 doses não serão distribuídas em sua totalidade, pois correspondem à primeira e segunda doses dos grupos determinados pelo ministério, além do quantitativo que será utilizado como reserva técnica, para suprir qualquer necessidade que surja por perda de vacinas.

“Pedimos que os municípios registrem corretamente nos sites do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde o quantitativo de doses aplicadas. Precisamos ter esses dados registrados, pois nossos municípios começam a perceber que as doses que chegam para o nosso estado são em quantidades menores do que a população alvo. Dessa forma, com esses dados registrados corretamente, podemos entrar com um pedido junto ao ministério por mais doses”, fala o superintendente.

A partir do próximo domingo (21), o estado inclui mais um público prioritário no plano de vacinação. “Neste domingo nós estaremos destinando doses para iniciar a vacinação das pessoas com deficiência. Nós ainda não temos doses suficientes para contemplar todo esse público, mas de forma escalonada iremos iniciar os trabalhos junto a esse público”, acrescentou Herlon Guimarães.