No cenário desafiador da educação e da pesquisa no Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) promove, nesta terça-feira (5), a Oficina de Construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação. O evento marca o início de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), que deve percorrer os 26 estados e o Distrito Federal com o objetivo de compor o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para o período de 2024 a 2028.
A oficina, a ser realizada na sede da Fapepi, vai reunir representantes da comunidade científica, do setor público, empresarial e da sociedade civil organizada, com o objetivo de compartilhar o compromisso de promover o avanço da educação e da ciência no Piauí e em todo o país.
O evento proporciona um espaço para diálogos sobre os temas prioritários para o Piauí, que demandam investimentos na formação e fixação de mestres e doutores, além da atração de pós-doutores. Na oportunidade, também serão discutidas potenciais inovações necessárias na pós-graduação brasileira, visando a fortalecer ainda mais o sistema de pesquisa e educação superior do país.
A participação deve enriquecer os debates e compartilhar as perspectivas de cada setor representado. A expectativa é que a oficina contribua significativamente para moldar o futuro do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), peça fundamental no desenvolvimento do país.
A construção de um PNPG robusto e atualizado é vista como um passo crucial para enfrentar os desafios do século XXI e promover o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do país.
A Fapepi reforça a importância da iniciativa e destaca o potencial transformador que a oficina de construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação pode ter para o futuro da educação e da pesquisa no Brasil.