Em 2019, o Piauí confirmou a tendência dos anos anteriores e diminuiu pelo quinto ano consecutivo a quantidade de casos e crimes contra instituições financeiras e empresas transportadoras de valores. Em 2015, foram registrados 55 casos; em 2016, foram 46; em 2017 , 41 e, depois, 30 casos em 2018. No último ano, foram registrados apenas 10 casos.
Quando se compara, especificamente, o ano de 2019 com 2018, verifica-se a diminuição de 64,7% das ocorrências desses tipos criminosos, e entre 2019 e 2015 o resultado é ainda mais expressivo, atingindo, em quatro anos, uma redução de 83,33% dos roubos, furtos, extorsão mediante sequestro contra no Estado do Piauí.
“Diante desse cenário, verifica-se a continuação na tendência de diminuição dos ataques, a qual está se confirmando desde 2016, quando foram implementadas várias medidas de segurança, dentre as quais, a efetiva participação da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança, que desenvolveu um trabalho de monitoramento das ocorrências no estado”, pontuou diretor de Núcleo de Inteligência, delegado Carlos César Camelo.
De acordo com o levantamento, quando se leva em consideração apenas os crimes consumados, observa-se ainda uma redução ainda mais elevada, chegando a uma queda de 91,31% entre os anos de 2015 e 2019.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, os resultados positivos dos últimos anos vêm se consolidando a partir de várias ações, entre elas a integração das forças policiais. “Contamos com mapeamento de áreas, dias e locais de maior incidência, o que nos possibilita uma comunicação mais efetiva entre as ações dos policias militares e civis, principalmente entre os estados nordestinos, que resulta na troca contínua de informações sobre as quadrilhas interestaduais”, finalizou o gestor.