O Piauí vai sediar, na terça-feira (19), o Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), no Gran Hotel Harrey, em Teresina. O evento representa um marco para a saúde pública do estado e faz parte do esforço conjunto do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para promover a pesquisa em saúde e aprimorar a gestão compartilhada no setor.

O PPSUS é um programa nacional que visa a financiar pesquisas que atendam às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde. Ele representa um investimento estratégico para melhorar a qualidade dos serviços, promovendo a inovação e a disseminação do conhecimento científico.

O Seminário de Avaliação Final marca o encerramento de um ciclo de pesquisa que envolveu instituições acadêmicas, pesquisadores, gestores de saúde e profissionais da área em todo o estado do Piauí. Na oportunidade, os resultados das pesquisas financiadas pelo programa serão apresentados e discutidos em detalhes.

O evento será um espaço para o debate sobre as estratégias de gestão compartilhada em saúde, um tema essencial para a melhoria contínua do sistema de saúde. A gestão compartilhada envolve a colaboração entre diferentes setores, incluindo governo, academia, profissionais de saúde e sociedade civil, para enfrentar os desafios complexos da saúde pública de forma mais eficaz e inclusiva.

O seminário vai contar com a presença de autoridades governamentais como a coordenadora nacional do PPSUS, dra. Marge Tenório; o coordenador-geral do Programa de Pesquisa em Saúde (CGSAU/DABS/CNPq ), dr. Gilberto Souza; o diretor de Planejamento da Sesapi, dr. Jônatas Melo; o presidente da Fapepi, dr. João Xavier; além de líderes acadêmicos, gestores de saúde e pesquisadores renomados, que compartilharão seus conhecimentos e experiências para promover o avanço da saúde no território piauiense.

No Piauí, o projeto PPSUS-PI foi implantado em 2001 com a denominação de “Projeto Gestão Compartilhada de Ciência e Tecnologia em Saúde”, atualmente consiste em um exemplo notável de como a pesquisa e a inovação podem ser usadas como ferramentas poderosas para melhorar o sistema de saúde e garantir um atendimento de qualidade para a população.

O Seminário de Avaliação Final do PPSUS Piauí representa um passo importante na direção de uma saúde pública mais eficaz e acessível no estado e demonstra o compromisso das instituições envolvidas em promover a pesquisa e a gestão compartilhada em saúde. Consiste também em uma oportunidade para conhecer as últimas pesquisas e tendências em saúde, bem como para participar de discussões valiosas sobre o futuro do sistema de saúde no estado.