A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeros desafios para o funcionamento do serviço público. Além de todos os esforços aplicados na contenção do avanço da Covid-19, alguns serviços essenciais para o funcionamento da estrutura estatal tiveram de se adaptar ao novo cenário, outros, anteviram o potencial dos atendimentos remotos e hoje são exemplos de efetividade. É o caso da Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev) que, ainda em 2016, migrou os processos previdenciários para um software de gestão. Seguindo o roteiro, em janeiro de 2020, a pasta se ajustou às benesses proporcionadas pelas novas tecnologias e transferiu processos administrativos e de comunicação para o sistema de tramitação eletrônica.

Houve ajustes, como atendimentos por telefone e e-mail, aprimoramento dos sistemas e adequação de normas internas. As demandas que ficaram represadas durante a fase mais rígida do isolamento social foram apenas o envio de correspondências, nos casos em que não se obteve êxito no contato com o solicitante por e-mail ou telefone, e a realização de perícias médicas, uma vez que a junta médica oficial do Estado esteve com os trabalhos suspensos. Ambos os serviços, porém, já foram retomados.

No início do ano, a PiauíPrev agilizou a atualização dos sistemas relacionados à concessão de benefícios para se adequar às novas regras trazidas pela reforma da previdência, aprovada no final de 2019, o que permitiu que a demanda apresentada não ficasse represada, como aconteceu no regime geral.

O resultado é que mesmo em meio a paralisação generalizada de serviços de atendimento em todos os níveis, a fundação se manteve ativa nos últimos oito meses, mesmo sem atendimento presencial, e os números atestam que a produtividade foi maior, quando comparada ao mesmo período do ano passado. De janeiro a setembro de 2019, a Fundação Piauí Previdência implantou 1.593 benefícios (aposentadorias e pensões). No mesmo período de 2020, esse número chegou a 1.662.

“Além dos sistemas, disponibilizamos equipamentos para que os servidores pudessem trabalhar em casa durante a vigência do decreto de calamidade pública. No período de pandemia, avançamos para atendimento remoto via whatsapp, e-mails e trabalhamos em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado (PGE). A partir de maio, priorizamos os processos de pensão, porque, infelizmente, alguns servidores faleceram de covid neste período e se fez importante amparar os familiares me meio a um momento de tanta dor”, explica o presidente da PiauíPrev, Ricardo Pontes.

A Fundação permanece com o seu atendimento presencial restrito, a fim de respeitar as normas de saúde e segurança estabelecidas pela Vigilância Sanitária Estadual, sendo necessário agendamento prévio dos interessados. O atendimento remoto continua funcionando através do e-mail dir.previdencia@piauiprev.pi.gov.br, canal que deve ser utilizado para envio de documentação, e dos telefones (86) 9 9500-2861, para pensões e (86) 9 9402-2506, em caso de aposentadorias.